Primeira Parada Gay de Belgrado termina em pancadaria e quase 200 feridos por reação homofóbica

12/10/2010 11:44

Reprodução

Confusão na priemira Parada do Orgulho Gay de Belgrado

 

SÉRVIA – A primeira Parada do Orgulho Gay de Belgrado, capital da Sérvia, terminou em pancadaria com os fundamentalistas homofóbicos do país neste domingo, 10.

Já no inicio da passeada, um grupo com cerca de 5 mil pessoas de extrema-direita atirou pedras, garrafas e paus nos LGBT e também na polícia, que dava cobertura aos manifestantes do arco-íris. Para dispersar os extremistas, a polícia jogou gás lacrimogêneo.

Frases homofóbicas como "A caça começou" e "morte aos veados" eram proferidas pelos vândalos. Com o tumulto, mais de cem policiais ficaram feridos. O grupo homofóbico também quebrou vários sinais de trânsito, bem como lixeiras, vitrines de lojas e ainda entraram no prédio da TV estatal.

Além disso, atearam fogo na sede do Partido Democrático, do presidente Boris Tadic, por ter permitido a Parada do Orgulho Gay, e também atacaram a sede do Partido Socialista.

Desde 2001 – A primeira vez que os militantes LGBT organizaram a parada foi em 2001, quando foram impedidos de saírem pelas ruas da capital sérvia. Passados oito anos, os militantes ensaiaram uma nova manifestação no ano passado, mas foram proibidos. No sábado, 09, cerca de 5 mil homofóbicos extremistas manifestaram-se nas ruas de Belgrado contra a parada e ameaçaram os manifestantes LGBT. Cumpriram a promessa!