CURSO DE OBREIROS - Módulo 3

21/10/2010 13:26

CURSO DE OBREIROS - MÓDULO 3 

 

Missões e Evangelismo

Autoria: Ob. Wellington Magalhães

 

MC 16.15-E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

 

I PE 2.9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

 

Definições

Missões

Missão (Dicionário Português Michaelis)

[Do lat. missione.] 1 Ato de mandar. 2 Comissão, encargo, incumbência. 3 Comissão diplomática. 4 Delegação divina conferida num intuito religioso. 5 Sermão doutrinal. 6 Os missionários. 7 A pregação dos missionários. 8 Estabelecimento de missionários. 9 Compromisso, dever imposto ou contraído, obrigação. 10 Certo número de pessoas enviadas em missão. 11 Ração de ser, fim.

Referencias bíblicas: MT 28.19 > LC 24.47 > AT 2.8 > JO 15.16 > JO 20.21 > I Pe 2.9.

 

Missionário

Missionário (Dicionário Português Michaelis)

[Do lat. Missione+ ário.] 1 Aquele que missiona, pregador de missões. 2 Propagandista de uma idéia.

A palavra ‘Missionário’ não aparece na Bíblia. O termo equivalente no novo estamento é Apóstolo. Entretanto, não existe unanimidade entre os estudiosos quanto ao uso de apóstolos como sinônimo para missionário.

Timóteo Carriker (Missões na Bíblia, 1992, p.120) afirma:

O termo missionário vem do latim, que, por sua vez traduz a palavra grega apóstolos, a qual significa o enviado.

 

Apóstolos

pόσtoloς ) e, literalmente, ‘enviado’ (forma de apo, de, e stellõ, enviar). dic Vini, CPAD, 2ª edição 2003.

Este titulo se aplica a certos líderes cristãos no NT. O verbo apostello significa enviar alguém em missão especial como mensageiro e representante pessoal de quem o envia.

No geral, a palavra apóstolos, no NT, é usada com três sentidos diferentes:

1-    Podia significar simplesmente um mensageiro, conforme Paulo registra a respeito de Epafrodito (EF 2.25).

2-    Era usado para identificar os que haviam sido enviados por Jesus, para uma missão especial, sendo os doze (LC 6.13; 9.10) e Paulo (AT 22.6,6), dos quais destes, há algumas peculiaridades à saber. Era necessário ter uma experiência pessoal com Jesus, quando Pedro e os demais irmãos que se reuniram no cenáculo, iam eleger, em oração, um apóstolo no lugar de Judas, era necessário que este estivesse andado com Jesus (AT 1.21,22- “É necessário, pois, que, dos varões que conviveram conosco todo o tempo, em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós...”). Paulo também justificou a sua chamada apostólica, pelo fato de ter visto as Jesus Cristo (1CO 9.1,2; 15.7,8).                                                                                                                                                         

Destes não houveram sucessores, ou seja, Paulo foi o último (1 CO 15.8). Vejamos o seguinte Comentário: “... Paulo foi o último dos apóstolos no sentido de receber um mandato especial através de um encontro com o Senhor ressureto para integrar a formação do testemunho inicial e fundamental de Jesus Cristo (AT 9.3,8; 22.6,18). Esses apóstolos do NT constituíram o início do alicerce da igreja. Por esta razão, este ofício inicial de apóstolos do NT é impar e não repetido. Como testemunha e mensageiro direto do Senhor, eles edificaram o alicerce da igreja de Jesus Cristo, alicerce este que nunca poderá ser alterado e nem admitir acréscimo. Daí aquele grupo de apóstolos não ter sucessores. São “apóstolos do cordeiro” num sentido único (AP 21.14; 1 TS 2.6; JD 17) (BEP, CPAD, 1995, pág. 1764)

AP 21.14 E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.

3-    A palavra ainda é usada num sentido mais amplo, para designar, também, aqueles enviados pela igreja para anunciar o evangelho, tais como: Andrônico e Junias (RM 16.7); Silas e Timóteo (1 TS 1.1,6); Barnabé (AT 14.4,14) e dois irmãos anônimos (2 CO 8.23). Então não se aceita a palavra apóstolos, exceto os doze e Paulo.

Portanto, a igreja não utiliza a nomenclatura apóstolos, mas sim ‘missionário’ que pode se estender a ministério de evangelista, pastor, doutor, etc.

EF 4.11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores.

 

Por que fazer missões?

Jesus quis enfatir a profecia feita em gênesis 3.1,5, para que todos conheçam o plano da salvação.

Cristo ao exclamar ‘Está consumado’ abriu o caminho a DEUS.

Evangelizar e levar as boas novas, que Cristo morreu por nossos pecados e ressuscitou. Todos que se arrepende recebe o dom gratuito de DEUS ‘Salvação’.

Para anunciarmos o evangelho não devemos esconder o custo do discipulado. Seguir o Senhor e negar a si mesmo, tomar sua cruz e identificar-se com sua nova comunidade.

A obediência a Cristo, o ingresso em sua igreja e um serviço responsável no mundo.

MC 8.34

Fazer missão é amar a vida e cumprir um mandamento de nosso Senhor.

JO 3.16

 

Quem devemos evangelizar?

A libertação dos homens vem através de Jesus Cristo sem distinção de raça, religião, cor, cultura, classe social, sexo ou idade.

Evangelizar e opor-se as doutrinas ‘contrarias a Bíblia’. É a transformação completa pessoais e social. A fé sem obras é morta. TG 2.17.

Orientar os nossos convertidos e os antigos na fé, orientação bíblica, Hoje a mídia e outros meios ensinam pensamentos diversos, crenças anti-biblicas e outros. Eles fazem um discipulado de pessoas que não conhecem a verdade. Orientar com amor é a melhor opção.

 

Como ser missionário.

Devemos evangelizar das seguintes formas:

Ø Indo

Colocar-nos a disposição para fazer a obra, iniciar isso desde ‘Jerusalém’ fazendo limpeza, tarefas simples, recepção, etc.

Não devemos buscar cargos, seremos um fracasso casso DEUS tenha outros Planos, projetos e obras em sua vida.

DEUS não chama pessoas que não estão trabalhando.

EX 3.1 > MT 4.18

 

Ø Contribuindo

Manter um missionário ou igreja em outros locais tem um custo elevado. A contribuição financeira é essencial para levarmos a palavra de DEUS. Se amamos a palavra contribuímos.

SALMO 138.2 Inclinar-me-ei para o teu santo templo, e louvarei o teu nome pela tua benignidade, e pela tua verdade; pois engrandeceste a tua palavra acima de todo o teu nome.

 

Ø Orando

Interceder é fundamental para estarmos na direção de DEUS.

Para que os lideres, ministros, missionários, obreiros, estejam cobertos pelas orações e cheios do ‘Espírito Santo’.

 

LC 21. 36 Vigiai, pois, em todo o tempo, [orando], para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem.

 

Ações missionárias

Devemos realizar:

Encontro com jovens

Visitas domésticas

Cultos específicos sobre missões

Trabalhos sociais

 

Missionários devem:

Ter demonstrado em ‘Jerusalém’ amor pelas almas e Igreja.

Estar trabalhando na Obra.

Estar disposto de deixar ‘Tudo’ pela obra de DEUS.

Reconhecer que o ministério não é seu, mas de DEUS, será usado como e quando ELE quiser.

 

Agindo com amor:

Ano 22-Nº 10-CPAD

 

Alcançar vidas deve ser feitas com amor, se for ferido retribuirá com amor.

Devemos ter a Bíblia como única ferramenta, ensinando o que já vivemos com DEUS. Muitas pessoas estão com feridas tão exposta que pode até ferir quem está tentando ajuda - lá. Portanto procure estar preparado (espiritualmente e fisicamente) para saber lidar com todas as situações que vierem acontecer.

 

Ovelha gera ovelhas

Uma ovelha gorda quando vira de pernas para cima só o pastor poderá desvira - lá e se ele não for, os abutres as rodeiam e a come viva pelas entranhas.

 

Crescimento da igreja:

Crescimento vertical

A igreja, antes de partir para qualquer ação evangelística, deve crescer no sentido vertical: na comunhão com DEUS (I Co 1.7).

CRISTO a cabeça da igreja deve ter elos de ligação, assim não teremos uma corpo sem cabeça, onde engorda, cresce sem finalidade. A cabeça do corpo que controla para que cada membro efetue a correta ação.

Ef 5.23  Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.

 

Crescimento Horizontal

Crescer horizontalmente significa buscar o exercício da comunhão uns com os outros no seio da comunidade cristã. Uma igreja local terá pouco ou nenhum sucesso em seu trabalho de evangelização se em sua prática diária manifestam-se preconceitos, desinteresse pelo próximo, facciosismo e vaidade pessoal. Tais comportamentos descaracterizam a unidade da igreja e revelam, na verdade, a predominância da carne (I Co 1.10; Gl 5.9-22).

 

Crescimento quantitativo

Por mais que a região a ser evangelizada mostre-se difícil, se ao final de cada ano não há progresso no censo da igreja local, algo está errado. A lei bíblica da semeadura implica em colheita (Ec 12.1; Sl 126.6; II Co 9.10; Gl 6.7). O não crescimento traz comodismo e estagnação espiritual. Porém, é contra os propósitos divinos estimular o crescimento quantitativo a qualquer preço, abrindo-se mão do aspecto qualitativo evidenciado no crescimento vertical e horizontal.

 

Crescimento nos lares

Em atos 5.42 está o ponto de maior importância relacionada à expansão da igreja. Numa época em que os templos ainda não existiam (a não ser o do culto judaico). As casas eram o local apropriado. (At 5.42; At 12.12; Fm 2)

 

Benção do Crescimento

Avivamento aqui não se trata do barulho característico do movimento pentecostal. É claro que uma igreja alegre pela presença de DEUS vai manifestar-se efusivamente, observando, contudo a decência e a ordem (I Co 14.40). Mas isso não se constitui avivamento. O verdadeiro avivamento produz temor a DEUS, quebrantamento espiritual, arrependimento, confissão de pecados, salvação de pecadores, batismo nas águas, batismo no ESPIRITO SANTO, manifestação dos dons espirituais, forte paixão pelas almas e zelo consumidor pela santidade na casa de DEUS (Lc 2.17). Fora disso, é movimento.