CURSO DE BATISMO
CURSO DE BATISMO
1. O BATISMO NAS ÁGUAS É UMA ORDENANÇA
O QUE É UMA ORDENANÇA?
A palavra vem do latim, de ordo(inis), relativa a ordinari, "ordenar". Daí, é que se deriva a palavra ordinans(antis), "ordenança", significando "uma regra autoritária, um decreto, uma lei, um rito religioso, uma disposição ou posição, um desígnio" (Champlin, p. 615).
No AT, a páscoa e a circuncisão eram ordenanças de elevado significado espiritual. Havia ordenança, no sentido da investidura de reis em suas funções; profetas eram ungidos ou ordenados para o ministério.
Na CCNE – Comunidade Cristã Nova Esperança aceitamos apenas dois sacramentos ou ordenanças, deixados por CRISTO, que são o batismo (cf. Mc 16.16) e a Santa Ceia (Lc 22.17-21; 1 Co 11. 24,25), que em si não transmitem graça ao participante dos mesmos, sendo, contudo, expressões representativas da obediência dos mesmos à vontade de DEUS.
Na verdade, como acentua Horton (p. 569), "as ordenanças, determinadas por CRISTO e celebradas por causa do seu mandamento e exemplo, não são vistas como capazes de produzir por si mesmas uma mudança espiritual, mas como símbolos ou formas de proclamação daquilo que CRISTO já levou a efeito espiritualmente nas suas vidas".
Com esse sentido, o batismo tem muita importância na vida do cristão fiel. Nada justifica a negligência em buscá-lo com santo interesse. Sua realização não significa salvação. Mas sua omissão pode significar um estado de desobediência, velada ou não, que impede o cristão de atender à ordenança do SENHOR.
2. A PALAVRA BATISMO
Vamos entender tecnicamente este significado.
A palavra BATISMO não é uma tradução, mas uma transliteração do grego BAPTIZO (transliteração – é quando se adapta o som de uma palavra para outra língua).
A palavra vem da raiz BAPTO. Para formar a palavra BAPTIZO, foi adicionado IZ, formando assim um verbo composto. Este tipo de verbo composto tem um significado especial que causa algo ou leva algo a ser ou a acontecer; e o que acontece é o que está indicado no significado da raiz.
A raiz de BAPTIZO é BAPTO, portanto, quando BAPTIZO é usado, significa que causou ou levou alguma coisa a ser BAPTO. Então, precisamos saber o que BAPTO significa.
Está palavra aparecem algumas vezes no N.T. – Lc. 16-24; Jo. 13-26; Ap. 19-13 (aqui a tradução literal é “tinto” e não “salpicado”como foi traduzido em algumas versões): Mt. 26-23; Mc. 14-20. Todas às vezes, o sentindo BAPTO é: meter, mergulhar algo tirando-o outra vez.
Se a raiz tem este sentido, então, BAPTIZO = causar ou levar algo a ser mergulhado e tirado novamente; mergulhar algo e tirar novamente. No grego clássico e na SEPTUAGINTA (tradução do V.T. para o grego), a palavra tem o mesmo significado. Por exemplo, em II Reis 5-14, quando Naamã mergulha sete vezes no rio Jordão, a palavra usada foi BAPTIZO.
3. O SIGNIFICADO DO ATO DE SER BATIZADO
As condições:
. Mt. 28:18 a 20 / At. 2:37,38 / Mc. 16:15,16 / I Pe. 3:20,21
No texto de Mateus, Jesus colocou o batismo no inicio da vida com Ele. Primeiro batizar e depois ensinar as coisas que Ele ordenou. Não diz que é para ensinar e depois batizar.
. Para alguém ser batizado tem que ser salvo antes de entrar nas águas. É um ato de obediência. Para obedecer esta ordem de JESUS tem que ser salvo, pois uma pessoa não salva, não obedeceria.
. O texto de Marcos é mais forte, e muito claro: “Quem crer e for batizado será salvo”. Note que a ênfase está no crer e não no batismo. A Igreja vive como se Jesus tivesse falado: ”Quem crer e for salvo, deve ser batizado”.
. O batismo não limpa nem salva. O batismo é uma figura clara, direta e verdadeira da obra de Jesus Cristo. As águas do dilúvio salvaram as oito pessoas que já estavam salvas porque já tinha crido em Deus antes, e a prova é que tinham obedecido e tinham entrado na arca.
. Ninguém entra nas águas para ser salvo, mas porque é salvo. Vejamos:
1) Somos salvos pela graça de Deus e não por obras ou ritos externos (cf. Ef 2.8,9). JESUS disse à mulher samaritana que os verdadeiros adoradores haveriam de adorar ao Pai "em espírito e em verdade" (Jo 4.23,24).
2) A salvação resulta da fé individual em CRISTO, sendo esta instrumento suficiente para a regeneração (Jo 5.24; 3.36; At 16.31).
3) O batismo não dá origem à fé, e só deve ser ministrado a quem já demonstra tê-la (At 2.41; 9.37; 16.14,15.30-33).
4) A Bíblia revela o caso de pessoas que não tiveram oportunidade de batizar-se e foram salvas, a exemplo dos fiéis do AT e do ladrão que aceitou a CRISTO no Gólgota.
4. O SIGNIFICADO DO BATISMO NA VIDA CRISTÃ
O batismo, como ordenança, tem os seguinte propósitos simbólicos:
1) Identificação com cristo. "para os cristãos, ... simboliza a identificação com CRISTO. No batismo, o recém convertido testifica que estava em CRISTO, quando CRISTO foi condenado pelo pecado, que foi sepultado com Ele e que ressuscitou para a nova vida nEle". Morte - Sepultamento - Ressurreição. Rm.6:4, Rm. 6:7-13, Lc. 9:23-24, IICor. 5:21; IIPe.2:21-24
2) Morte para a velha vida. "O batismo indica que o cristão morreu para o velho modo de viver e entrou na ' novidade da vida', mediante a redenção em CRISTO. O ato do batismo nas águas não leva a efeito essa identificação com CRISTO, ' mas a pressupõe e a simboliza". Gl. 2:19-20
3) Identificação com a Igreja. "O batismo nas águas também significa que os cristãos se identificaram com o Corpo de CRISTO, a Igreja. Os cristãos batizados são admitidos na comunidade da fé e, com sua atitude , testificam publicamente diante do mundo sua lealdade a CRISTO, juntamente com o povo de DEUS".
Desse modo, o batismo não salva, mas confirma a fé. É sinal legítimo, exterior, da obediência, da vida de quem já é salvo (Ver Gl 3.27; 1 Co 12.13). É um ato de fé genuína, que precisa ser acompanhada de obras de salvo, indispensáveis ao bom testemunho cristão (Ver Rm 2.6; Tg 2.14; Mt 5.16; Ef 2.10).
Deve ser um ato natural, em seqüência à conversão. Entre os cristãos, nos primórdios da Igreja, dificilmente se encontrava alguém que não houvesse sido batizado em águas, algumas vezes logo após a aceitação a Cristo (cf. At 8.37,38; 16.33; 18.8). Aliás, é interessante que se busque a razão pela qual um cristão, com muitos anos de convertido, não seja batizado em águas. Nada justifica tal situação, a não ser que um impedimento de ordem espiritual, moral ou legal subsista. Neste caso, a pessoa precisa de orientação e ajuda na busca da solução de seu problema.
5. A FORMA DO BATISMO
Os cristãos em geral utilizam a forma trinitária de batizar alguém, fazendo-o como Jesus ordenou em Mt 28.19b: "Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo". No original grego, tal expressão é eis to onoma tou patros kai tou hyou kai tou hagiou pneumatos, significando "para uma relação com o nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo".
Segundo Horton (p. 570), "os cristãos neotestamentários eram batizados 'para dentro' do nome do SENHOR JESUS (At 8.16)". Isto porque a preposição eis, no grego, quer dizer "para dentro de", podendo significar, também, "em relação a". Assim, o batizando é introduzido em CRISTO, no seu nome, ficando debaixo de seu senhorio. Para tanto, necessária se faz uma profissão de fé autêntica, mediante a qual a pessoa a ser batizada confirma sua convicção de ser um verdadeiro discípulo de CRISTO.
Adotamos na CCNE o batismo por imersão. Como vimos no início, a palavra batismo remete a isso, e essa era a prática da Igreja primitiva. No decorrer da história, o batismo por aspersão foi paulatinamente aceito. Inicialmente, era usado no batismo de pessoas doentes e idosas, posteriormente extendido a todos os membros. Não pretendemos polemizar, se você tiver sido batizado por aspersão e estiver em paz quanto a isso, amém. A forma não deve prevalecer sobre a comunhão com CRISTO. O importante é que você tenha se identificado com ele (CRISTO) pelo batismo.
6. COMPLEMENTAÇÃO SOBRE OS MESMOS VERSÍCULOS
É interessante notar aqui que Paulo fala de duas coisas: uma que os romanos já sabiam e outra que talvez ignorassem. O que eles já sabiam? Que haviam sido batizados em Jesus (está é a essência do batismo).
O que eles ignoravam? Que como consequências estavam mortos em Cristo (está era uma das veredas associadas ao batismo).
Muitos têm ensinado que o batismo significa morte e ressurreição com Cristo, isto tem boa dose de verdade, mas confunde um pouco o próprio batismo com as suas consequências. O batismo é basicamente uma coisa: UNIÃO COM CRISTO. Ser mergulhado Nele. A morte do velho homem e a ressurreição de uma nova vida é juntamente com outras coisas a consequência direta e imediata de sermos unidos a Ele.
Relacionamos abaixo as realidades que estão associadas ao batismo.
- A morte de JESUS é a nossa morte, portanto estamos mortos para o pecado ( Rm. 6:3-6 e Cl. 2:12; 3:3), para o mundo (Gl. 6:14) e para a lei (Rm. 7:4 e Gl. 2:19).
- A Sua ressurreição é a nossa vida para servirmos a DEUS (Rm. 6:4,8,11; IICo 5:17; Ef. 2:5-6; Cl. 2:12).
- Sua exaltação é a nossa vitória sobre todas as potestades (Ef. 1:20-23; 2:6). Embora estes textos não se refiram ao batismo, é evidente que a nossa posição é Nele, e foi no batismo que fomos colocados nesta posição.
- Temos perdão dos pecados (At. 2:38).
- Somos lavados e purificados (At. 22:16), aqui caberia a pergunta: mas o que nos purifica dos pecados não é o sangue de CRISTO? Certamente que é o sangue de CRISTO, o batismo é uma presentação disso.
- Somos salvos (Mc. 16:16 e IPe. 3:21).
- Somos introduzidos no corpo de CRISTO que é a Igreja (ICo 12:13). Quando estávamos no mundo éramos independentes de DEUS e independentes dos homens (ninguém tem o direito de se meter na vida de ninguém...) agora, não nos tornamos apenas dependentes de DEUS, mas também da sua Igreja (submissão uns aos outros).
7. CONCLUSÃO
O batismo não tem o sentido místico que lhe é atribuído por alguns (sacramentalistas), mas não pode ser reduzido a um simples ritual ou ato formal. Há quem procure o batismo, em alguma igreja, pelo fato de desejar ter um cargo ou função; há os que procuram batizar-se para imitar seus colegas. Isso não tem o menor sentido bíblico, e perde o valor diante de DEUS.
É necessário que haja um testemunho sincero de uma nova vida em CRISTO, para que o simbolismo do batismo seja verdadeiro. Um velho pastor dizia: "se não tivermos cuidado, no dia do batismo, podemos levar ao tanque um pecador enxuto, e sair de lá um pecador molhado". Com isso, advertia para o cuidado em se fazer uma profissão de fé criteriosa, buscando-se, também evidências de que o candidato ao batismo desse demonstração de que é de fato uma nova criatura em CRISTO, e não apenas alguém interessado em cumprir um ritual. O batismo é uma importante ordenança de CRISTO à sua igreja, mas não transmite salvação.
BIBLIOGRAFIA
BERKHOF, L. Teologia Sistemática. São Paulo, Luz para o Caminho, 1990. CHAMPLIN & BENTES. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. São Paulo, Candeia, 1995.
HORTON, S. Teologia Sistemática. Rio, CPAD, 1997.
KELLY, J. N. Doutrinas Centrais da Fé Cristã. São Paulo, Edições Vida Nova, 1994.