Carta à Filadélfia
A Mensagem para Filadélfia – Texto: Apocalipse 3:7-13
O nome Filadélfia significa AMOR FRATERNAL: era uma IGREJA Favorecida/Aprovada.
A cidade de Filadélfia gozava uma localização estratégica de acesso entre os países antigos de Frígia, Lídia e Mísia. Foi fundada pelo rei de Pérgamo, Atalo Filadelfo, cerca de 140 a.C. Ele foi conhecido por sua lealdade ao seu irmão, assim dando origem ao nome da cidade (Filadélfia significa amor fraternal). A região produzia uvas e o povo especialmente honrava Dionísio, o deus grego do vinho. Foi localizada num vale no caminho entre Pérgamo e Laodicéia. Filadélfia foi destruída por um terremoto em 17 d.C. e reconstruída pelo imperador Tibério. Em alguns momentos de sua história, a cidade recebeu nomes mostrando uma relação especial ao governo romano. Depois de ser reconstruída, foi chamada brevemente de Neocesaréia. Durante o reinado de Vespasiano, foi também chamada de Flávia (nome da mulher dele, e a forma feminina de um dos nomes dele). Atualmente, a cidade de Alasehir fica no mesmo lugar, construída sobre as ruínas de Filadélfia.
Filadélfia era conhecida nos velhos tempos como a porta para o oriente: construída junto a uma das grandes estradas romanas que apontava como uma flecha para o coração do interior da Ásia, ela estava no caminho de quem se dirigia da Europa para regiões importantes como a Mísia, Lídia e Frigia. Como nas outras cartas, o Senhor Jesus se apresenta de uma forma que se relaciona diretamente com o caráter da igreja desse local:
1. O santo: Ele é Deus, pois este é um dos nomes dados a Deus na Bíblia (p.ex. Isaías 40:25, 1 Pedro 1:15).
2. O verdadeiro: Ele é o Filho de Deus (1 João 5:20), e nele está toda a verdade (João 14:6), a perfeição da justiça e o cumprimento da profecia.
3. Aquele que tem a chave de Davi: no capítulo 1:18 de Apocalipse Ele diz que tem as chaves da morte e do inferno, mas aqui ele fala do cumprimento da profecia achada em Isaías 22:20-25: assim como Eliaquim recebeu plena autoridade sobre Jerusalém, Cristo recebeu de Deus todo o poder no céu e na terra (Mateus 28:18), e, como Filho sobre a sua casa, a igreja (Hebreus 3:6).
Porque conhecia as suas obras, com a Sua autoridade Ele coloca diante dela uma porta aberta. Não a porta da salvação, pois esta está sempre aberta, e na Bíblia representa o próprio Senhor Jesus. A porta aberta mencionada aqui deve ser a porta da oportunidade, da qual Cristo tem a chave (Isaías 45:1-8, Atos 12:10, 14:27). Oportunidade envolve serviço em várias formas, como testemunho, pregação do Evangelho e ensino, e somente o Senhor Jesus abre e fecha essa porta. O motivo porque esta porta foi aberta para a igreja de Filadélfia é:
· tinha pouca força: quem sabe era pequena e sem influência na cidade; ela sabia que era fraca, no entanto o poder (de Cristo) se aperfeiçoa na fraqueza (2 Coríntios 12:9), e mediante a fé, no passado homens da fraqueza tiraram força (Hebreus 11:34). (Gideão e os 300; Davi e Golias).
· guardou a palavra de Deus: aprendeu e a obedeceu fielmente. . Ele veio ao mundo e revelou a sua palavra, que nos julgará no último dia (João 12:48-50). Esta nova aliança entrou em vigor após a morte de Jesus (Hebreus 9:15-17; 8:6-13). Devemos obedecer a perfeita lei da liberdade que Jesus nos deu (Tiago 1:25).
· não negou o nome de Cristo: não se envergonhou, nem se amedrontou, em ser conhecida como cristã, ou seguidora do Senhor Jesus (Atos 4:12).
Duas promessas lhe são feitas:
1. conversão de alguns dos judeus: como em Esmirna, havia uma sinagoga que rejeitava o Evangelho (Oséias 1:8-9, 2:23). No entanto, alguns se converteriam por causa do testemunho da igreja.
2. ela seria guardada da provação de âmbito mundial que está para vir: é a grande tribulação, sobre a qual encontramos detalhes a partir do capítulo 6 do Apocalipse. É outra prova de que a verdadeira igreja de Cristo não estará presente durante este terrível acontecimento.
A igreja é instruída a conservar o que tem, isto é, nunca abandonar a Palavra de Deus e o Testemunho de Cristo (Apocalipse 1:2), porque o Senhor Jesus vem sem demora (Apocalipse 22:7); a coroa mencionada aqui deve ser a coroa da vitória (2 João 8,9).
A igreja de Filadélfia é típica da maioria das igrejas desde o ano 1.750 a 1.940, mais ou menos, que eram pobres em recursos financeiros e materiais, e de pouca influência, em comparação com as poderosas instituições religiosas mortas (romana, ortodoxa, protestantes, etc.), mas que se caracterizavam por um grande desejo de aprender e obedecer fielmente a Palavra de Deus, e de praticar a caridade e o amor fraternal.
Nesta carta, as promessas feitas ao vencedor são:
1. ele será feito coluna no santuário de Deus: ele será parte integrante da igreja de Deus (2 Coríntios 6:16)
2. daí jamais sairá: nunca será posto "fora de comunhão"
3. sobre ele será gravado o nome de Deus, o nome da Nova Jerusalém, e o novo nome de Cristo: ele será propriedade de Deus, um cidadão da Nova Jerusalém, e será identificado com Cristo na sua segunda vinda para julgar e reinar no mundo (capítulo 19:12).
- Período histórico correspondente 1750 -1940 - inicio do Século xx.
- Situação: Igreja Avivada e Missionária.
I O Movimento Puritano 1654.
Dos puritanos surgiram três igrejas: Presbiteriana, Congregacional e Batista
II Avivamento Wesleyano – 1739 - João Wesley, começou pregar o testemunho do Espírito, e discipulou pregadores leigos que levaram o nome de Metodistas, que se organizaram na Inglaterra, e depois nos na América do Norte, em 1784, eram 14.000 metodistas na América, e passou da casa de onze milhões.
III Movimento Racionalista.
contribuiu para espalhar mais o protestantismo.
IV Movimento Angro-Catolico.
tentativa de voltar ao catolicismo.
V Movimento Missionário.
a) As missões Norte Américas: em 1811, em Massachusetts, reuniram um grupo de estudantes para orar, e criaram a Junta Americana de Comissionados para Missões Estrangeiras.
b) Junta de Missões Americana, pelos presbiterianos evangelizaram a América do Sul, em 1820, (em 1823. em Bueno Aires em Inglês), diga-se de passagem que em 1555, os humguenotes foram missionários martirizados no Brasil.
c) Em 1855, já havia missionários presbiterianos e Congregacional, e batistas, no Brasil.
VI Movimento Pentecostal
- Avivamento da Rua Azuza – 1906 – Willian J. Seymour
Assembléia de Deus no Brasil - Fundação – em 18 de junho de 1911 - Daniel Berg e Gunnar Wingren
Jonathan Edwards – Pecadores nas mãos de um Deus irado
Charles Parham – Movimento Apostólico da Fé (Missões)
Aimee Semple McPherson – Igreja do Evangelho Quadrangular
Pr Justino - CCNE Sede
Fonte de Pesquisa: Bíblia Sagrada Genebra/Wikipédia Internet