A MOSCA NO PERFUME
Eclesiastes 10.1
“Assim como a mosca morta produz mau cheiro e estraga o perfume, também um pouco de insensatez pesa mais que a sabedoria e a honra”.
Introdução
Parece que o perfume é uma das artes mais antigas da humanidade.
Mas parece que o próprio Deus gosta de perfume.
LEIA
Gn 8:21Ex 30.22-25
Deus também pôs o perfume na natureza: EX: FLORES, ANIMAIS, ÁRVORES..
Agora, o bom cheiro agrada!
E o texto fala disto - uma arte antiga em Israel: a do perfumista.
Ele está lá, com um recipiente grande de perfume. Caiu uma mosca, uma pequena mosca, na sua bacia, na panela de perfume. Mas ele não viu (o perfume precisa ficar um certo tempo para curtir). O homem descuidou e a mosca caiu, apodreceu – a pequena mosca estragou toda a panela de perfume!
Interessante isto! Observe o que está por trás do texto: O pequeno, estraga o grande. O menor, acaba com o maior. O desagradável extingue o agradável. É o problema da mosca no perfume.
...em quantas famílias que são seriamente prejudicadas, por uma pequenina mosca, que tem caído no recipiente de seu perfume, anulou o efeito. ...e fiquei pensando em quantas vidas também, estão arruinadas, porque uma pequena mosca pousou sobre seu jarro de perfume e acabou com ele para sempre. A primeira idéia é esta... Veja só o relato de um homem (rei Ezequias), que é mostrado na Bíblia como um dos grandes reis de Israel. – veja como este homem teve um pouquinho só de tolice e como este pouquinho de tolice acabou com a sua vida: 2Rs 20.12, encontramos este episódio na vida do rei Ezequias E Ezequias não sabia que estava cavando sua própria ruína. Quanto perfume jogado fora, por causa de uma pequena mosca? Cuidado com as pequenas coisas: Cuidado com o que você lê. Cuidado com o que você fala. Cuidado com o tipo de conversa que você gosta. Cuidado com certas amizades que deveriam ser cortadas logo no início. Desta influência precisamos aprender: Fugir do mal, fugir do erro, fugir do pecado. FUGIR DESTAS COISAS não é covardia! (diga à pessoa ao lado). Mas há uma outra questão, e para não terminar tão negativamente, quero lhe dizer: Será que, como pessoas crentes, nosso perfume, o nosso caráter, as nossas atitudes têm cheirado bem ou cheirado mal? Oh! Amado irmão: Nós somos o bom cheiro de Cristo. A Igreja Central, a igreja aqui, é o panelaço de perfume de Deus! Por isso: Tomemos cuidado com as pequenas moscas mortas na nossa vida como crentes, porque uma mosca no perfume acaba com todo o bom cheiro.
Quando eu li este texto eu fiquei pensando em quantas vezes nós temos moscas no nosso perfume:
Tome cuidado com o poder das pequenas coisas que não prestam.
Ele recebe o inimigo, (hospeda o inimigo, põe o inimigo dentro da sua casa e abre a guarda). Mostra tudo que tem para o inimigo.
Corte a influência do que não presta sobre o que presta.
Não é a mosca que fica perfumada – é o perfume que fica podre, é o perfume que apodrece. É o pequeno que estraga o grande.
Assim como Deus gosta de perfume, e pôs perfume na natureza, Ele também pediu perfume no culto.
As pessoas que são crentes são chamadas de “Perfume de Cristo”: 2Co 2.15: “...para Deus somos o aroma de Cristo entre os que estão sendo salvos e os que estão perecendo...”.
Conclusão
Agora, uma pergunta deve encerrar a nossa consideração nessa noite: Quais aqui são crentes (façam assim)... A pergunta é: Que tipo de perfume sou? ...Perfume que atrai? Perfume que chama atenção?
Tenham todos, uma semana de bênçãos sem medidas.
Pb. José Fernandes
CCNE Guarulhos/SP


